Na Mídia

Dia do Jipeiro: conheça oito trilhas off road para você se aventurar na Bahia

Publicado em 04/04/2018 - Fonte: ibahia.com

No dia 4 de abril é comemorado internacionalmente o Jeep Day, ou dia do 4x4, fazendo referência à categoria dos amantes do off road. Aqui no Brasil, a data é conhecida como o Dia do Jipe e sempre é marcada por homenagens aos apaixonados pelos veículos capazes de entrar para esta modalidade.

Off road significa fora da estrada e está relacionado à prática das atividades esportivas feita em locais que não possuem pavimentação, calçadas ou qualquer estrutura urbana, como são as trilhas praticadas por veículos 4x4.

 

Aqui na Bahia, são inúmeros locais que compõe a lista para os apaixonados por esta modalidade se aventurarem. Para comemorar o dia do jipeiro, o iBahia, então, listou oito locais que fazem a alegria dos motoristas de veículos equipados com tração integral. Confira:

Trilha Camaçari
A principal trilha no município da Região Metropolitana de Salvador (RMS) é chamada de Meia Noite e reúne cerca de 100 carros 4x4, que se dividem em três categorias diferentes para concorrem ao prêmio final, mas também se aventurarem.

Trilha do Sertão - Feira de Santana
Já tradicional no calendário off road, a Trilha do Sertão, organizada pelo clube Sertão Off Road 4x4, acontece na cidade de Feira de Santana. Participam da trilha cerca de 200 "jeepeiros" e 100 quadriciculos do Norte e Nordeste, que se aventuram em mais de 80 km, saindo pela Noíde até o São Roque, passando por matas e trilhas em Coração de Maria, Berimbau, Amélia Rodrigues e indo até Oliveira dos Campinhos.

Trilha do Dendê
Uma das mais disputadas do estado, a trilha do Dendê costuma ter as inscrições encerradas poucas horas depois de serem abertas. A disputa acontece no município de Taperoá, no mês de julho, sendo dividida em duas categorias: a Guaraná e a Pimenta. A diferença de uma para outra são três obstáculos a mais: os corredores dos tocos e da morte e a travessia de um rio numa fazenda particular.

Chapada Diamantina
Quem gosta de aventura já sabe que poderá encontrar muitas no Parque Nacional da Chapada Diamantina. A região de serras está cheia de beleza, fauna, flora e, claro, muitas trilhas para quem quer se aventurar fora da estrada. A trilha do Roncador, por exemplo, roda no trecho localizado entre os municípios de Andarai e Lençois, que tem 30 quilômetros de extensão.

Cabaço Mata de São João
A trilha do Cabaço já entrou para o calendário do off road. Ela acontece com os principais grupos da categoria, principalmente de Salvador, na zona rural de Mata de São João. No percurso estão fazendas e vários obstáculos, como a passagem por um rio, nos seus cerca de 40 quilômetros. O evento costuma acontecer sempre no segundo semestre.

Itacaré
A cidade é conhecida por suas muitas belezas e para realização de diferentes exercícios radicais. Para quem prefere os motores, Itacaré também oferece diversos passeios em jipes próprios para este tipo de trajeto, unindo muita lama, aventura e beleza no mesmo passeio.

Trilha do Araçá
A Trilha do Araçá acontece há dois anos no município de Araçás, a cerca de 100 km de Salvador. A trilha tem um percurso de aproximadamente 35km, sendo dividida entre a leve - para passeio - e a pesada, e já faz parte do calendário do município.

Trilha do Caju
Realizada há quatro anos, a Trilha do Caju conta com muitas subidas íngremes e escorregadias, charcos, lamaçais extensos e muita erosão, fazendo dela uma paixão para quem gosta de se aventurar nos e veículos equipados com tração integral. O evento, com 40km de percurso, acontece em Cícero Dantas, a cerca de 320 quilômetros distante da capital.